domingo, agosto 26

Recado para a turma 81 da Raio de Luz:

Olha aí, turma! Estou postando nossa construção conjunta da aula de 20/08. Vão dando uma re-lida e, se puderem, já copiem e guardem em arquivo.

PRINCIPAIS IDÉIAS FASCISTAS
Segundo artigo na Wikipedia, uma das inspirações do fascismo veio da encíclica RERUM NOVARUM, de 1892!!!

As principais características do fascismo:
Anti-comunismo. Contra as idéias do “coletivo”, do “social”. Importante era preservar o particular, a propriedade, o direito de uns serem “mais” do que os outros.
Anti-liberalismo. Liberalismo aqui tem o conceito de Adam Smith, que defendia que o governo não deveria “se intrometer” na economia. Liberalismo significa liberdade da iniciativa particular de gerir a economia.
Totalitarismo. Governo tem poder total. O indivíduo deve obedecer o governo em tudo. Sem discutir.
Militarismo. Guerra vista como maneira de resolver as coisas.
Nacionalismo. Defender sua própria nação. Defender seu país. Considerar que seu próprio país é que é mais importante. Este nacionalismo era “xenófobo”, isto é, cheio de aversão aos estrangeiros. (Medo/pavor/ódio) aos estrangeiros. [O governo deveria controlar as empresas estrangeiras]
Racismo. Algumas “raças” são consideradas inferiores. Portanto, algumas são consideradas “superiores”. Mulheres são consideradas inferiores…
“Divinização” do chefe do governo. Na Itália e na Alemanha os chefes ganharam apelidos significativos: Mussolini era o Duce (está ligado a “conduzir”, era o “condutor”, o chefe) Hitler era o Führer (em alemão significa “condutor”, aquele que guia). Pai simbólico da nação.
Irracionalismo. Não importa a “razão”, isto é, o raciocínio, a lógica. Diferentemente do que os iluministas. Para os fascistas o que importava a força bruta. “Manda quem pode, obedece quem precisa…” ou “Quem pode mais, chora menos…” à importava a propaganda. “Uma mentira repetida mil vezes parece ser verdade, e acaba se tornando uma “verdade” na opinião de quem ouve”.


CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO ITALIANO
  • Liderado por Mussolini.
  • Formado por bandos de soldados neuróticos de guerra, pessoas desempregadas, vagabundos e policiais - que eram pagos pelos empresários para perseguir os sindicatistas e socialistas...
  • Tinham um programa, com idéias e princípios, mas ambémm sempre agrediam os adversários. "Gostavam" de agredir…
  • Em 1922 realizaram a “marcha sobre Roma”, vestidos com camisas pretas – para pressionar o rei a nomear Mussolini como 1° Ministro.
  • O rei não desejava, mas acabou cedendo. Por quê? Porque a burguesia estava apoiando os fascistas, a multidão.
  • Quando Mussolini estava nomeado como 1° Ministro ele fraudou eleições. Certo deputado que foi denunciar a fraude acabou assassinado.Mussolini não era nem um pouco democrático, pois mandou fechar os outros partidos e executou seus inimigos (adversários?!??). Prendeu os opositores.
CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO ALEMÃO (NAZISMO)
Nazismo era o “nacionalismo socialista” da Alemanha. Só que, na verdade, de “socialista” mesmo não tinha nada. Era apenas um nome, uma palavra, uma moda... Os fascistas eram totalmente contra o socialismo, contra a igualdade… conforme visto na primeiro item da aula de hoje: Totalitarismo é sistema em que o Governo tem poder total; o indivíduo deve obedecer o governo em tudo, sem discutir.

Antes de ocorrer a entrada dos fascistas alemães (nazistas) no poder, a Alemanha viveu um período democrático, chamado de República de Weimar, na qual havia oportunidade para todos os partidos políticos – inclusive os comunistas e (seus opostos totais) os nazistas.
Por causa dos “castigos” da 1ª Guerra Mundial o povo alemão ficou muito mal. Passaram fome. Ficaram desesperados. 44% dos trabalhadores estavam desempregados. Isto levou muitas pessoas a votar nos comunistas.
Também o partido nazista, liderado por Hitler, ganhou muitos votos, porque prometiam acabar com a “desordem” e restaurar o orgulho de ser alemães. Prometeu combater os banqueiros, e proteger a classe média. (Hitler culpava os banqueiros pela pobreza do povo... porque os banqueiros eram, na sua maioria, JUDEUS!!!)
Diziam que os alemães eram uma raça superior (ariana) e não podiam “se curvar” diante do mundo.
Isso tudo foi muito “bem recebido” pelas multidões famintas e desempregadas.
Utilizavam muita propaganda. Exploravam o “inconsciente coletivo”.
Formavam grupos de “sarados” que andavam pelas ruas perseguindo os diferentes. (comunistas, social-democratas, judeus e homossexuais)
Fizeram uma grande votação após a crise de 1929, porém nunca conseguiram a maioria absoluta dos votos.Na primeira vez em que foi candidato a presidente Hitler perdeu a eleição. Como então chegaram ao poder? Simples: Porque a oposição estava dividida..., e , além disso, fizeram um golpe de Estado.


QUEM FOI ADOLF HITLER?
Foi um austríaco de família pobre. Porém considerava-se alemão.
Queria ser artista, mas foi reprovado na academia de artes.
Em 1923, quando já era membro do partido nazista, ele foi preso, por ter tentado tomar o poder à força (golpe de estado).
Transmitia uma imagem/impressão de ser sempre brabo, mas na realidade sabia ser bem-humorado.
Era um grande orador – fazia grandes discursos.
Quando era o líder da Alemanha mandou seus subordinados realizarem enormes atrocidades, torturando e executando milhões de seres humanos.

FASCISMO ESPANHOL
Na Espanha houve sangrenta guerra civil entre o partido fascista e o republicano – porque as forças antifascistas se uniram formando a Frente Popular e venceram os fascistas, ficando com o poder.
Os fascistas eram chamados de “falangistas” e eram comandados pelo general Francisco Franco. Eles se rebelaram contra o governo da Frente Popular e tentaram dar um golpe de estado. Mas não conseguiram.
A Frente Popular distribuiu armas para o povo resistir aos falangistas. Assim ocorreu a guerra civil.
Diversos países se envolveram. Batalhões de voluntários de outros países foram para a Espanha lutar contra os falangistas. Assim foram formadas as “Brigadas Internacionais”. Eram jovens idealistas lutando por um mundo melhor.
Acontece que Francisco Franco tinha apoio de poderosos latifundiários, da burguesia, da classe média e da igreja católica.
Além disso Mussolini enviou tropas para ajudar os falangistas (fascistas). E Hitler enviou aviões que bombardearam o povo espanhol.

Nenhum comentário: