terça-feira, agosto 21

Recado para a turma 61 da Raio de Luz:

Valeu ai, galera! Foi muito bom nosso encontro dessa terça-feira...
Interessante como no mundo do conhecimento as coisas se "misturam" e se cruzam, não? Quem diria, que para entender a origem/localização do reformador Martinho Lutero a gente fosse acabar perguntando sobre o meridiano de Greenwich, hein?!?

Pois é - mas foi legal! Foi bom, também, que a gente já conseguiu logo refletir sobre o assunto e chegar a algumas conclusões.

Que tal vocês darem uma pesquisada a mais sobre isto, utilizando a internet ou outra fonte de informação que estiver disponível?

Está aí abaixo o que nós conversamos na aula sobre a questão do meridiano de Greenwich:



Por que o meridiano de Greenwich se chama “Greenwich”, e por que ele passa exatamente ali onde passa ???

Por causa daqueles que o “descobriram”, isto é, que fizeram esta "organização" da divisão do espaço terrestre em linhas imaginárias.

E quem foi que “descobriu” ou “inventou” isso dos “meridianos”?

  • Foi um grupo de estudiosos, mais precisamente astrônomos, que trabalhavam (ou estudavam/faziam suas pesquisas) na cidade de Londres (Inglaterra), no bairro de Greenwich - onde havia um Observatório Astronômico.
  • Por isso eles decidiram que o meridiano de Zero Grau, isto é, o meridiano de “referência”, ou "meridiano inicial" seria aquele que passava exatamente sobre o Observatório.
  • Como o observatório ficava no bairro de Greenwich, este foi o nome dado ao meridiano...

GEOGRAFIA

Aqui vai o que conversamos sobre geografia na aula desta quinta-feira, dia 23 de agosto:

I - As diferentes características dos espaços rural e urbano no Brasil

O espaço geográfico brasileiro é bastante diversificado. Isto acontece porque existem vários tipos de paisagens, de climas, de relevo, de organização humana, etc.

O espaço geográfico é o conjunto de tudo isso: o urbano (vilas, povoados, cidades, indústrias, estradas, etc.) e o rural (fazendas/plantações/lavouras/pastagens) e os ecossistemas.

O que são “ecossistemas”? É a integração dos organismos vivos (plantas, animais e micro-organismos) com os elementos sem vida do meio ambiente (minerais, solo, nutrientes)

Exemplos da diversidade de espaços no Brasil: nas fotos das pp. 90 e 91 do livro. Vemos, nestas páginas exemplos de espaços/paisagens:
1) Na forma de lavoura
2) Na forma de pastagem
3) Na forma de pequenas propriedades rurais
4) Na forma de cidade de tamanho razoável
5) Na forma de pequeno município onde convive o espaço rural e urbano na mesma área
6) Na forma cidade de médio porte

No espaço rural existe tanto a área pequena, com cultivos diversificados (policultura), como a área grande, com enorme produção, geralmente de um tipo só (monocultura)...

Da mesma forma, no espaço urbano existe tanto a área pequena, com algumas centenas ou milhares de pessoas, como áreas de médio porte e áreas bem grandes, com milhões de pessoas.

Os elementos típicos do espaço rural:
- Propriedades agrícolas, lavouras, pastagens, vegetação natural (campos, cerrados, florestas) ou vegetação plantada (áreas de reflorestamento)

Os elementos típicos do espaço urbano:
- Aglomeração de construções, predomínio de moradias, edifícios, industrias, praças, ruas, avenidas.

Obs.: Às vezes os dois tipos de espaço se “misturam”, isto é, ocorre a presença dos dois na mesma área, ao mesmo tempo. Exemplo na foto da p. 92 (Município de Eng° Coelho – SP)

Tarefa de geografia:

Tarefa para 06/09/07
1) Como é o espaço onde nós moramos?
2) Com base nas fotografias da p. 90 e 91 apresente as características do espaço rural e do espaço urbano brasileiro.
3) Olhar a fotografia da p. 97 e fazer um croqui daquele espaço, conforme as orientações sob n° 4

De que forma se pode perceber a relação daquilo que acontece no campo, com a vida das pessoas que moram nas cidades?

ou

De que forma as coisas que acontecem no campo, no espaço rural, podem afetar ou influenciar a vida das pessoas que vivem nas cidades?

Nenhum comentário: