domingo, julho 1

Dragagem no Porto de Rio Grande

Eu li esta notícia e achei que seria interessante para quem gosta de estar informado... Coisas que pertencem ao “mundo da geografia”.



• A dragagem realizada recentemente pelo Porto do Rio Grande foi uma dragagem de manutenção, ou seja, para manter o seu calado (profundidade) − que já é de 40 pés no Super-porto e de 31 pés no Porto Novo (desde a década de 70 que o porto mantém este calado).

• O investimento total nos serviços foi de R$ 22 milhões, pagos com recursos próprios do porto.

• Outra coisa são os molhes. As obras que estão sendo realizadas pelo governo Federal (ampliação dos Molhes da Barra e dragagem de aprofundamento), visam aprofundar o calado do porto para 60 pés no superporto. Esta obra está prevista no PAC.

• Quanto ao Porto Novo, a Superintendência do Porto do Rio Grande está buscando incluir no PAC mais quatro obras que são: aprofundamento do calado do Porto Novo de 31 para 40 pés; revitalização de mais 1,1 mil metros de cais do Porto Novo; recuperação da largura da bacia de evolução do Porto Novo de 200 para 300 metros; modernização da sinalização náutica.

• A administração do porto está buscando recursos junto ao governo Federal para investir ainda mais no porto do Rio Grande e torná-lo um porto concentrador de carga.

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