quinta-feira, junho 28

PARA O AMIGO PROFESSOR ANDRÉ


Pois é! É verdade que eu não respondo muito os e-mails. Mas é por falta de tempo. Eu "leio" o que recebo, mas não encontro muito tempo para dar o retorno.

De qualquer forma estamos aí, lutando e levando. Tentando fazer, em História e Geografia, a maiêutica socrática. Os resultados nem sempre são como a gente espera...


Por isso de vez em quando ficamos assim:


Mas, alguma coisa de positivo sempre se consegue...
Por isso: Não desistamos!

quarta-feira, junho 13

TÉCNICAS QUE TRANSFORMAM O ESPAÇO GEOGRÁFICO

Olha aí, galera da 71: esse recado é para vocês!

O espaço geográfico não é algo imutável, perene. Pelo contrário, é dinâmico, e está em constante transformação e modificação - como vocês já sabem.


Algumas modificações são causadas pelas forças da natureza, sem a participação humana e sem a possibilidade de controle por parte da ação humana.

Trata-se dos ventos, das chuvas, dos terremotos, dos vulcões e de tantos outros fenômenos que não podem ser evitados pelo ser humano.

Mas muitas outras modificações são realizadas pelos seres humanos. Estas causam grande impacto e tem feito com que a “aparência” e a própria configuração geográfica do planeta se modificam.



Por isso é que, conforme já estudamos, o espaço geográfico pode ser classificado como NATURAL (que é aquele ainda preservado na forma original, sem modificações significativas pelo ser humano) e HUMANIZADO (que é aquele que já foi modificado / transformado pela ação do ser humano).

As transformações realizadas pelo ser humano são importantes e necessárias. São inevitáveis para a sobrevivência humana. Mas muitas vezes parecem fora de controle e exageradas. Faz parte do nosso desenvolvimento como cidadãos saber refletir sobre estas questões e saber questionar até que ponto as transformações geográficas realizadas pelo ser humano podem ser aceitas.

A grande questão a analisar e discutir é a intensidade e a qualidade destas intervenções e transformações humanas. Levantam-se perguntas como: Até que ponto precisa mesmo ser modificado? Em qual grau de intensidade precisa ser esta modificação? Existe alguma forma de compensar as transformações? As coisas transformadas e a maneiras de transformá-las não está trazendo prejuízos? Em lugar do espaço natural está sendo produzido um espaço humanizado sujo, poluído e nocivo? E outras perguntas parecidas com estas...
De qualquer forma, é indiscutível que o ser humano é muito inteligente e capaz, pois tem desenvolvido enormes capacidades técnicas e tecnológicas para realizar as transformações. Hoje em dia ouve-se falar de cidades construídas em meio ao deserto – graças à capacidade humana de transformar. Já se fala até em construir “cidades” no espaço ou em outros planetas, onde poderia haver vida humana.

O desafio para a aula de hoje é refletir sobre as diferentes técnicas desenvolvidas pelo ser humano para transformar o espaço.
Conhecer essas técnicas, para entender a fantástica capacidade humana. Analisar as circunstâncias (local, necessidade, benefício, prejuízos, efeitos colaterais) dessas transformações para pensar se valeram à pena.

Então, para investigação:

  • Que exemplos existem da utilização de técnicas na transformação do espaço?
  • Como foram realizadas determinadas construções / obras de transformação?
  • Aconteceram problemas que prejudicam o meio ambiente e comprometem a qualidade da vida humana?
  • Quais os benefícios trazidos?
  • O que pesa mais: os benefícios ou os problemas / malefícios?

    Possibilidades:
    Ø Irrigação (inclusive em desertos)
    Ø Agricultura (inclusive em áreas de difícil acesso, como as montanhas e os pântanos)
    Ø Construções (hidrelétricas, túneis, pontes, viadutos, etc.)
    Ø Pesca

  • Investiguem, em sites da internet, e produzam um relatório a respeito. Não precisam encontrar todos os exemplo de técnicas que causam transformação no espaço geográfico. Escolham pelo menos um setor (agricultura, irrigação, obras de engenharia) e o analisem, dando exemplos e demonstrando sua aprendizagem a respeito.

Façam um texto, claro, compreensível, que tenha a “marca” de vocês e não seja mero “Control + A, Control + C e Control + V”. Que se possa perceber o trabalho, a reflexão, a composição de vocês neste texto.

Podem usar imagens, gráficos, tabelas, o que acharem mais adequado. Ao terminarem enviem para o e-mail irmoarnaldo@terra.com.br Bom trabalho a todos!

Algumas sugestões de sites:

http://www.mundosites.net/geografia/ http://www.ced.ufsc.br/links/geografia.html http://www.frigoletto.com.br/RecNaturais/menurnaturais.html http://ivairr.sites.uol.com.br/